“Precisamos deixar ser guiados pela força majestosa do amor, e por esse Amor, o Pai Celestial se manifestara a outrem, iluminando os recônditos escuros que existem no coração do homem... Fazendo-o feliz, livre e eterno”. Amém
“Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer" (1Co 1:10).

terça-feira, 31 de maio de 2011

A Fé Separada da Caridade


“O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica” (IICo 3:6)

Há Mortes, Furtos e Adultérios quando a Palavra de Deus é separada do seu sentido espiritual.

Vemos nos tempos não mui distantes as “guerras santas”, que eram feitas em busca de poder e domínio. Baseavam-se eles em cima dos textos sagrados e de supostas revelações de Deus.

Separando eles os internos da Sagrada Escritura e torcendo a letra como lhes convinha, amedrontaram o povo com quadros encomendados por bispos, quadros esses que ilustravam o inferno, purgatório, o julgamento final e também a idolatria aos seus santos, levando muitos ao temor e a uma obediência cega. E tudo isso em nome de um regime próprio, autoritário e adultero. Causando assim a morte física e espiritual de muitos.

E a mesma coisa acontece quando é separada a fé da caridade, a morte, o furto e o adultério são praticados na Escritura Sagrada. As doutrinas que se apoiam somente na letra, esquecendo o espiritual da Palavra, profanam as Escrituras em diversos pontos, mas por ora, falaremos dos ultrajes cometido na interpretação feita em Romanos 3:28, e sobre a falta de apoio dos demais textos.

Os profetas de Baal

Esses crimes e muitos outros são praticados pelos profetas de Baal, eles distorcem a Sagrada Escritura como lhes convém e ainda perseguem quem luta a favor da Verdade da Palavra. Fazem como fazia Jezabel, perseguia e matava os profetas do Senhor em nome de seu deus, da sua crença e religião.

Declaradamente defendem os protestantes ou reformados, que se auto denominam evangélicos, que só a fé é salvífica e que as obras não são necessárias. Eles se fundamentaram em um texto mal compreendido, coisa que é normal quando se lê a Sagrada Escritura não buscando a concordância nos demais textos e, quando também, não buscam os internos da Palavra.

Os protestantes fundaram a doutrina da igreja em cima do versículo abaixo:

“Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei” (Rm 3:28).

Essa fé mencionada por Paulo é a fé que teve Abraão, quando Disse Deus que “todas as nações seriam benditas pela sua descendência”, creu ele que a salvação veria por Isaque. Através de Isaque surgiu os Judeus e dos Judeus surgiria o Cristo que veria para libertar os mesmo das leis pesadas e trazer os gentios para participarem de uma Nova Graça.

Essa seria a única maneira de as diversas nações ou os gentios serem abençoados. Nós gentios e toda criação, estava em condenação por causa da maldição do pecado de Adão.

“Livraste-me das contendas do povo, e me fizeste cabeça dos gentios; um povo que não conheci me servirá” (Sl 18:43).

Textos a respeito da de fé em Jesus Cristo e de Abraão em Cristo:

“Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada” (Gl 2:16).

“Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito” (Gl 3:14).

“Irmãos, como homem falo; se a aliança de um homem for confirmada, ninguém a anula nem a acrescenta” (Gl 3:15).

“Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua descendência, que é Cristo” (Gl 3:16).

“Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes” (Gl 3:22).

“Mas, antes que a fé (Cristo) viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar” (Gl 3:23).

E para conservação da linhagem de Abraão, formou-se o povo Judeu debaixo de diversas leis, lei que manteria os Judeus longe dos costumes do mundo. E através desta linhagem surgiria o Cristo, que Seria o único Cumpridor da lei, desfazendo o laço que outrora impedia a entrada no paraíso perdido. Vencendo Ele a lei por nós e nos dando essa Graça imerecida:

E acontecerá, naquele dia, que a sua carga será tirada do teu ombro, e o seu jugo do teu pescoço; e o jugo será despedaçado por causa da unção” (Is 10:27).

A vinda Desse Libertador foi predito pelos profetas: Vemos isso em Salmos (68:18); em Isaias (53:5-7; 7:14-16; 61:1); em Malaquias (3: 2-4); em Jeremias (30:8), e em muitos outros. Depois de Sua vinda viria o sacrifício de Sangue que purificaria toda a matéria e assim, os gentios seriam o povo abençoado Pelo Senhor. E por essa obediência de Abraão, obedecendo a Voz interna do Senhor, seriam abençoadas todas as nações (Gn 22:18).

Então esta fé que fala Paulo no Texto de Romanos 3:28, é a fé em Cristo Jesus mediante aos cumprimentos de seus ensinamentos, e não mais pela lei que outrora vigorava. Porque Ele não só veio para Ser sacrificado, mas também ensinar a doutrina que levaria o homem ao paraíso perdido, e, mediante o cumprimento de Seus ensinamentos, você veria a Gloria de Deus no Filho! Porque sem Ação não haverá salvação, se você não vier a mastigar a comida que está em sua frente, jamais dela tirará algum proveito, então não adiantaria você usar a sua fé para se alimentar, que mesmo mediante muita fé, ainda assim permaneceria com fome. Por isso Disse Ele: “Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida” (Jo 6:55).

A defesa profana de tal entendimento

Vemos na Sagrada Escritura diversos textos que não coadunam com a defesa dessa doutrina, mas essa Igreja, filha da Igreja Católica Romana, certamente herdou a cegueira de sua mãe.

E hoje vemos essa fé sem obras espalhadas por todo orbe. Já é um grande ultraje a defesa dessa doutrina, mas não satisfeitos com tal profanação, os profetas de Baal, direcionam essa fé entusiasta para aquilo que é perecível, matando assim o Espírito da Palavra de Deus.

Levados cativos por esta fé entusiasta são inflamados para buscarem o que é visível e perecível, caindo assim na morte e no julgamento de Deus. Escravizados pelo pólo oposto de Deus, a matéria, se tornaram escravos da mesma, perdendo assim a união com o Espírito de Deus. Vemos observação semelhante na Segunda Carta de Pedro:

“Prometendo-lhes liberdade, sendo eles mesmos servos da corrupção. Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também servo. Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro. Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado; Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama”.

Em Romanos 3:28, vemos o apóstolo falar a respeito da lei mosaica, as epístolas de Paulo e como toda a Escritura, deveria ser observada e interpretada por homens simples e renascidos em espírito, e não por homens sensuais e materialistas que são chamados na Sagrada Escritura de falsos “Cristos” (ungidos). O apóstolo Pedro em umas das suas cartas fala a respeito das epístolas de Paulo, que tinha nelas pontos difíceis que carecia de uma boa interpretação para não cair em uma má compreensão:

“Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição. Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza” (2Pe 3:16, 17)

Os disseres de Pedro reflete qual luz ao meio dia! Trazendo a mostra o que de verdade vem acontecendo pelos tempos dos tempos.

Os diversos textos da Escritura devem estar em comum acordo, só assim poderá ser levantada a defesa de uma ou outra doutrina. Vemos no texto abaixo, Paulo falando a respeito das obras da lei. Que serão justificados somente os praticantes da lei: “Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados” (Rm 2:13). Parece que há um contra senso nas cartas de Paulo, mas não há contra senso nenhum, o que há é uma distorção como já disse Pedro IIPd 3:16, 17.

“Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados” (Rm 2:13).

No texto acima se diz da lei em si, seja ela a de Cristo, que é a lei do amor, como vemos em I Coríntios “Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais. E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei. Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei” (9:19 -21). Ou a da lei mosaica quando é usada legitimamente: “Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usa legitimamente” (1Tm 1:8 ). Aqui se diz lei mosaica pelo contexto do texto.

(A respeito da lei de Cristo e da lei mosaica leia os seguintes textos: A Lei de Cristo e o texto A Lei e a Graça.)

Devemos ter a fé voltada para Jesus e Sua Doutrina. Coisa que é ensinada e defendida pelos seus Profetas. Por isso ouve Crimes Praticados pelos protestantes. Não fizeram eles uma associação com os diversos textos que falam e expressam o verdadeiro sentido dos Textos Sagrados.

Quando o estômago recebe alimento mal mastigado, o processo de digestão fica comprometido. O excesso de comida e a má mastigação fazem com que os nutrientes necessários não sejam aproveitados, prejudicando assim a saúde de corpo e alma. Coisa semelhante acontece com a Palavra (Jesus Cristo) de Deus que é Alimento... Bebida e Comida, como ensinou o nosso Mestre Jesus: “Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida” (Jo 6:55). E em outro lugar: “Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou” (Jo 6:27).

Vemos notoriamente que Seus ensinamentos são Comida e Bebida, ou seja, Ele Mesmo! Por que Jesus Cristo é o Verbo Encarnado. E ela também tem que ser bem mastigada para uma boa compreensão (digestão). Aqueles que saíram do ventre da Prostituta de Babel, também herdaram o mau costume de sua mãe, costume de não buscar o espiritual da Palavra, tendo assim um estômago fraco e preguiçoso. Vemos um conselho de Paulo ao irmão Timóteo: “Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades”. Timóteo tinha que fortificar o seu estômago com “vinho” (sabedoria), porque o mesmo se encontrava fraco e enfermo. A “água” significa as verdades da palavra do bem do amor, mas ela tem que esta acompanhada com a sabedoria (vinho). Da mesma forma que não devemos separar o amor da sabedoria, também não devemos separar a fé da caridade, porque nossas obras darão testemunho a favor, ou contra nós:

“E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras” (Ap 2:23).

“E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras” (Ap 20:13).

Em uma pregação que assisti, um missionário evangélico lia o texto do apostolo Paulo ICo 13:1-13, e quando foi explicar sobre o texto, criticou a tradução de sua bíblia, que estava escrito Caridade em vez de Amor. Porque em algumas traduções está a palavra Caridade e em algumas traduções esta a palavra Amor. Dizendo que a tradução de sua bíblia estava errada e que a correta era amor e não caridade.

Caindo assim em mais um erro por falta de meditação e analise, porque o Amor é a Caridade pelo próximo.

Trouxe esse episódio para mostrar a aversão que tem os lideres de igrejas protestantes a respeito da Caridade, confirmando assim mais uma Heresia dessa igreja.

Tiago o apóstolo da caridade também critica esses que fazem tal separação, o texto é claro e incisivo:

“Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo. Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma” (2:13-17).

“Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem. Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta?” (2:18-20).

Crê somente não é o suficiente tem que ser praticantes dos mandamentos do Amor. Porque os Demônios também crêem e isso não lhe é imputado como justiça.

Aqueles que se justificam na fé somente, sem as obras em amor, ou seja, na caridade, talvez devessem deitar seus olhos nesses textos abaixo antes de defenderem a má compreensão do texto do Apóstolo Paulo: “Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei” (Rm 3:28).

Ap 2:23 E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.

Ap 3:2 Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus.

Ap 14:13 E ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os seguem.

(Ap 18:4-6) E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas. Porque já os seus pecados se acumularam até ao céu, e Deus se lembrou das iniqüidades dela. Tornai-lhe a dar como ela vos tem dado, e retribuí-lhe em dobro conforme as suas obras; no cálice em que vos deu de beber, dai-lhe a ela em dobro.

O texto acima fala da queda da “grande Babilônia” que se refere à igreja Católica Romana, ela que deu de beber a todas as nações e reis da terra.

Ap 20:12 E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.

Ap 20:13 E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.

A paz irmãos e saúde, mas não a paz que o mundo oferece mais sim a paz interna que só Cristo em nós pode proporcionar. Amém