“Precisamos deixar ser guiados pela força majestosa do amor, e por esse Amor, o Pai Celestial se manifestara a outrem, iluminando os recônditos escuros que existem no coração do homem... Fazendo-o feliz, livre e eterno”. Amém
“Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer" (1Co 1:10).

domingo, 18 de julho de 2010

A Lei de Jesus, o Cristo

A LEI DE JESUS CRISTO

1Co 13:13

“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor”

Não estamos sem lei, mas sim, caso queiramos, debaixo da lei do Senhor e Mestre Jesus o Cristo. Hoje somos importunados para obedecer às diversas leis e costumes das igrejas de nosso tempo. (Não digo que elas não devam ser obedecidas, de jeito nenhum, só rogo que elas estejam de baixo da lei eterna do amor). Existem leis e costumes ensinados pelos homens, que não são geradas do Principio do Amor e da Liberdade que Cristo nos ensinou. São impostas pelos líderes espirituais como uma ordenança de Deus, mas essa ordenança não coaduna com os Ensinamentos e com a Lei do Grande Doador e Mestre Jesus: “Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão” (Gl 5:1). E essas ordenanças de hoje, estão mais próximas das vestes rasgadas e rotas daqueles que caminhavam no deserto da antiga lei, do que com as leis do amor deixadas pelo Cristo e seus seguidores.

“Ninguém deita remendo de pano novo em roupa velha, porque semelhante remendo rompe a roupa, e faz-se maior a rotura. Nem se deita vinho novo em odres velhos; aliás rompem-se os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam” (Mt 9:16,17).

Paulo Declara a lei de Cristo:

“Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais. E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei. Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei” (1Co 9:19 -21).

A lei que Paulo agora esta sujeito, não é mais a antiga lei mosaica, mas a lei de Cristo, a lei do “Amor a Deus e a do próximo como a nos mesmos”. Porque o precedente mandamento foi ab-rogado (Hb 7:18). (Ab-rogado consideramos que a ab-rogação e a renovação total da lei, substituída por uma nova lei. Ab-rogação e o ato de ab-rogar, ou seja, de anular, de caçar, de revogar; de suprir)

Se assim é não deixamos esse fardo ser imposto novamente sobre os nossos ombros!

“A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor” (Rm 13:8-10).

A lei eterna do Amor:

“Mestre, qual é o grande mandamento na lei?

E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.

Este é o primeiro e grande mandamento.

E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas”

Depois da vinda do Messias, a antiga lei, já não serve mais para a formação do homem espiritual, ela foi ultrajada e mal compreendida pelos sacerdotes. Nesta lei não existia liberdade, mas sim, leis que deveriam ser obedecidas para remissão e salvação. Os sacerdotes não mais esclareciam as duvidas dos fies, falavam eles ao povo de modo místico deixando-os padecer em trevas e dissoluções. Aqueles que quisessem seguir estas leis seriam livres de diversas maldiçoes ocasionada pelo pecado original. Assim que Crianças judias, ou um escravo, ou um gentil recebessem o sinal da circuncisão, teria que ser guardada toda a lei de Moisés, e caso tropeçasse em uma só ordenança, o tal, estaria de baixo das maldições descritas em Deuteronômio: “Maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei não as cumprindo” (27.26; 28.15-68).

“Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las” (Gl 3:10).

Paulo ensina em seus escritos que devemos estar de baixo da Graça (Lei de Cristo, Amor) e não da lei de Moisés.

“Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão. Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei. Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído” (Gl 5:1-4).

Lei mosaica = Maldição: porque é impossível cumprir a lei sem tropeçar nela. O único que conseguiu cumprir a lei mosaica foi Jesus Cristo, e assim nos destes a Graça imerecida de ser participantes e herdeiro deste Espírito Vencedor.

Lei de Cristo = O Amor a Deus e ao próximo.

A lei do nosso Cristo é: Amor Amor e Amor!

O espírito voluntário e acompanhado do Espírito do Amor, e é esse Espírito que devemos nos unir para pelejar contra o mal que hoje esta no mundo e em muitos corações.

“O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.

Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.

Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros” (Jo 15:12-17).

A paz irmão e saúde não a paz que o mundo oferece, mais sim, a paz interna que só Cristo em nós pode proporcionar. Amém



Nenhum comentário: