“Precisamos deixar ser guiados pela força majestosa do amor, e por esse Amor, o Pai Celestial se manifestara a outrem, iluminando os recônditos escuros que existem no coração do homem... Fazendo-o feliz, livre e eterno”. Amém
“Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer" (1Co 1:10).

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

A Lei e a Graça

A Lei Mosaica e o porquê da Lei
Texto 1 de 5                                                                                                                                     

“Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição; A bênção, quando cumprirdes os mandamentos do SENHOR vosso Deus, que hoje vos mando; Porém a maldição, se não cumprirdes os mandamentos do SENHOR vosso Deus, e vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes” (Dt 11:26-28).

Estes versículos mencionam as maldiçoes e as bênçãos do antigo pacto. Depois do pecado de Adão, a descendência do mesmo, deveria ser conservada e protegida dos filhos do mundo, porque já eram muitos os que se tinham apartado dos ensinamentos do Grande Deus: “Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram” (Gn 6:2).

Em Gênesis vemos que Caim habitou na terra de Node (4:16), e lá gerou filhos e filhas (4:17). (Obs. as mulheres não eram mencionadas em seus nascimentos).

Também foi fundada uma cidade com o nome de seu filho Enoque (4:17), então uma cidade foi fundada por uma geração que levava o peso da maldição de Caim. E muitos ali tinham se apartado dos ensinamentos de Deus, e vemos Lamech da descendência de Caim dando testemunho de seu pecado, ele matou dois homens (4: 23). E esses eram os homens que geraram filhos e filhas formosas, e essas por sua vez seduziam os filhos de Deus.

Segue abaixo a explicação da Gênesis 6: 2

“Filho” ou “filha” seja de Deus ou do homem, significam os frutos que esta “árvore” (homem ou Deus) produz verdade ou mentira, “filha” significa o bem, no sentido oposto o mal, “filho” significa a verdade e no sentido oposto a mentira.

“Homem” neste caso, significa o homem natural separado do homem espiritual. Este “homem,” só produz aquilo que lhe é próprio, ou seja, tudo que é de sua natureza, qual animal agindo apenas pelos instintos, saciando apenas seus diversos apetites carnais, são aqueles que não consultam o espírito de Deus dentro deles, mas sim, somente o intelecto, razão e carne.

E os “filhos de Deus” são a emanação de tua vontade, amor e misericórdia. São representantes da verdade e dos ensinamentos de Deus, e são a sua imagem e semelhança na terra e em todo infinito.

Os filhos dos homens nos tempos de Adão tornaram-se números e poderosos adversários da verdade, e praticavam todo tipo de engano. Mais isso recebeu um aparente fim com o dilúvio.

Vemos que depois que estes homens ficaram submersos nas águas do dilúvio a escritura sagrada, fala da volta da perversão do gênero humano entre as cidades de Sodoma e Gomorra. O patriarca Abraão até tentou interceder pelos homens daquelas cidades, e de nada adiantou, eram números demais os pecados daquele povo: “Ora, eram maus os homens de Sodoma, e grandes pecadores contra o SENHOR” (Gn 13:13). E a cidades de Sodoma e Gomorra e as dez cidades adjacentes, foram destruídas por uma erupção vulcânica. O Mar Morto da um testemunho fiel de sua perversão, lá estão submersas estas pervertidas cidades, e até as aves evitam sobrevoar por causa de sua exalação nociva.

Em outro quadro temos os egípcios como os filhos do mundo, que escravizaram o povo hebreu por 400 anos. Deus vem protegendo seus filhos e ensinamnetos pelos séculos dos séculos e, mais uma vez, seu povo estava sendo corrompido pelos homens e costumes desta terra. Esse povo Hebreu não poderia perecer, porque nela estava à salvação de todo gênero humano, este povo levavam às promessas de Deus feitas a Abraão, que um dia seria benditas todas as nações da terra (Gn 22:18).

Vemos nesses quadros um povo fraco e que está sempre caindo nas mãos dos homens deste mundo. Por esses motivos e por causa das múltiplas transgressões daquele povo, sugiram as diversas leis por Deus através de Moisés. Esse foi o único jeito de conservá-los e mantê-los afastados dos homens deste mundo: “Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; e foi posta pelos anjos na mão de um medianeiro" (Gl 3:19).

Uma linhagem pura e forte foi conservada pelas pesadas leis de Moisés. O povo tinha dificuldade de cumprir as diversas ordenanças, mas necessária eram elas, para a conservação da raça. E esta lei deveria resistir às intempéries do mundo até a vinda do Segundo Adão o Mediador, que nos livraria destas leis e enxertaria os gentios neste tronco, o tronco de Judá.

O pregador do deserto João Batista representava o ultimo profeta desta lei: “A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele" (Lc 16:16). João era o prenuncio de uma nova ordem e de uma Nova Lei e esta lei se Chama Amor sobre amor, e essa é a Nova Jerusalém espiritual fundada por Jesus o Cristo. ( Já escrevi algo a respeito desta Nova Lei no texto A LEI DE JESUS CRISTO)

Há muitas citações na Bíblia a respeito dos falsos profetas, que eles “entrariam” na igreja de Cristo ensinando o que não convém, disso já sabemos. E muitas das heresias que esses falsos ungidos ensinariam, é propriamente o pacto da velha aliança dos Judeus que foi abolido por Cristo. (ir menu videos falsificando video 8)

Tópicos importantes de II Coríntios 3:13-17 e Mateus 27:51

• Abaixo Paulo fala a respeito do véu, (impedimento necessário para a conservação do espiritual da Palavra) véu que atrapalhava o povo de Israel de ver as verdades da doutrina Santa de Deus

• Também fala que Cristo aboliu o venho testamento

• Fala também que quando Moisés é lido é posto novamente o véu da lei

• Fala também quando o povo se entrega a vontade do Senhor, logo o véu (ou seja, o sentido espiritual contido nas Palavras) é retirado

• E ensina sobre o Espírito da liberdade, que foi dado pela graça de Deus por Cristo

• O Velho testamento foi por CRISTO ABOLIDO

• O véu foi rasgado por Cristo

"E não somos como Moisés, (Moisés se entende toda a lei) que punha um véu sobre a sua face, para que os filhos de Israel não olhassem firmemente para o fim daquilo que era transitório. Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido; E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles. Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará. Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade" (2Co 3:13-17).

Mateus 27:51

"E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras".

Fim da primeira parte

A Paz irmãos e saúde não a paz que o mundo oferece, mas sim, a Paz interna que só Cristo em nós pode proporcionar Amém.



segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

A Lei e a Graça

Antes da Lei
Texto 2 de 5

A necessidade de sacrifícios e ofertas a Deus, veio ocasionado pelo pecado de Adão, antes mesmo da lei ser anunciada no monte Sinai, já era praticado pelos patriarcas a circuncisão e o sacrifício de animais. Sem derramamento de sangue não havia remissão de pecados.

- Celebração de sacrifícios de animais (Gn 8.20; 22.13; 33.20);

- Circuncisão (Gn 17.10-11; 17.23; 21.04; etc.).

A Lei Mosaica

Citei esses versículos acima, porque alguns notaram na escritura sagrada que a uma separação e uma distinção entre os dois pactos, um feito no monte Sinai e outra feita com o sangue de Cristo na cruz. Só que o de Cristo foi um sacrifício perfeito, trazendo a nós a esperança de uma nova vida.

Velha aliança:

Depois da decida do monte e de ter recebido os Dez Mandamentos, segue a confirmação da aliança pela aspersão do sangue:

“Moisés escreveu todas as palavras do SENHOR, e levantou-se pela manhã de madrugada, e edificou um altar ao pé do monte, e doze monumentos, segundo as doze tribos de Israel; E enviou alguns jovens dos filhos de Israel, os quais ofereceram holocaustos e sacrificaram ao SENHOR sacrifícios pacíficos de bezerros. E Moisés tomou a metade do sangue, e a pôs em bacias; e a outra metade do sangue espargiu sobre o altar.E tomou o livro da aliança e o leu aos ouvidos do povo, e eles disseram: Tudo o que o SENHOR tem falado faremos, e obedeceremos. Então tomou Moisés aquele sangue, e espargiu-o sobre o povo, e disse: Eis aqui o sangue da aliança que o SENHOR tem feito convosco sobre todas estas palavras (Êx 24:4-8).

Depois dos dez mandamentos vieram muitas outras ordenanças, como o dízimo, sacrifícios de animais e mais de 600 outras ordenanças que o povo deveria seguir sobe pena de morte.

Nova Aliança:

Os versículos abaixo falam a respeito da Nova Aliança, Aliança que seria feita com o sangue de Jesus.

"Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá" (Jr 31:31).

"Eu, o SENHOR, te chamei em justiça, e te tomarei pela mão, e te guardarei, e te darei por aliança do povo, e para luz dos gentios. Para abrir os olhos dos cegos, para tirar da prisão os presos, e do cárcere os que jazem em trevas" (Is 42:6, 7).

Predição da nova aliança

"Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, dando-vos as firmes beneficências de Davi (Is 55:3).

"Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o SENHOR. Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo" (Jr 31:32, 33).

"E farei com eles uma aliança eterna de não me desviar de fazer-lhes o bem; e porei o meu temor nos seus corações, para que nunca se apartem de mim" (Jr 32:40).

Na ceia feita com os discípulos, Cristo faz a predição daquilo que viria a acontecer com Ele, e quando Deus recebesse a oferta voluntária de Cristo, na cruz, seria confirmada uma Nova Aliança.

“Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados” (Mt 26:28)


“Porque onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador” (Hb 9:16).


“E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito” (Jo 19:30).

Fim da segunda parte




A Paz irmãos e saúde não a paz que o mundo oferece, mas sim, a Paz interna que só Cristo em nós pode proporcionar Amém.


Leia texto 1 de 5 http://www.cajhado.blogspot.com.br/2010/12/lei-e-graca.html
Leia texto 3 de 5 http://www.cajhado.blogspot.com.br/2011/01/lei-e-graca_02.html
Leia texto 4 de 5 http://www.cajhado.blogspot.com.br/2011/01/parte-4-de-5-todos-aqueles-pois-que-sao.html
Leia texto 5 de 5 http://www.cajhado.blogspot.com.br/2011/01/lei-e-graca.html