“Precisamos deixar ser guiados pela força majestosa do amor, e por esse Amor, o Pai Celestial se manifestara a outrem, iluminando os recônditos escuros que existem no coração do homem... Fazendo-o feliz, livre e eterno”. Amém
“Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer" (1Co 1:10).

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

A Lei e a Graça

Antes da Lei
Texto 2 de 5

A necessidade de sacrifícios e ofertas a Deus, veio ocasionado pelo pecado de Adão, antes mesmo da lei ser anunciada no monte Sinai, já era praticado pelos patriarcas a circuncisão e o sacrifício de animais. Sem derramamento de sangue não havia remissão de pecados.

- Celebração de sacrifícios de animais (Gn 8.20; 22.13; 33.20);

- Circuncisão (Gn 17.10-11; 17.23; 21.04; etc.).

A Lei Mosaica

Citei esses versículos acima, porque alguns notaram na escritura sagrada que a uma separação e uma distinção entre os dois pactos, um feito no monte Sinai e outra feita com o sangue de Cristo na cruz. Só que o de Cristo foi um sacrifício perfeito, trazendo a nós a esperança de uma nova vida.

Velha aliança:

Depois da decida do monte e de ter recebido os Dez Mandamentos, segue a confirmação da aliança pela aspersão do sangue:

“Moisés escreveu todas as palavras do SENHOR, e levantou-se pela manhã de madrugada, e edificou um altar ao pé do monte, e doze monumentos, segundo as doze tribos de Israel; E enviou alguns jovens dos filhos de Israel, os quais ofereceram holocaustos e sacrificaram ao SENHOR sacrifícios pacíficos de bezerros. E Moisés tomou a metade do sangue, e a pôs em bacias; e a outra metade do sangue espargiu sobre o altar.E tomou o livro da aliança e o leu aos ouvidos do povo, e eles disseram: Tudo o que o SENHOR tem falado faremos, e obedeceremos. Então tomou Moisés aquele sangue, e espargiu-o sobre o povo, e disse: Eis aqui o sangue da aliança que o SENHOR tem feito convosco sobre todas estas palavras (Êx 24:4-8).

Depois dos dez mandamentos vieram muitas outras ordenanças, como o dízimo, sacrifícios de animais e mais de 600 outras ordenanças que o povo deveria seguir sobe pena de morte.

Nova Aliança:

Os versículos abaixo falam a respeito da Nova Aliança, Aliança que seria feita com o sangue de Jesus.

"Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá" (Jr 31:31).

"Eu, o SENHOR, te chamei em justiça, e te tomarei pela mão, e te guardarei, e te darei por aliança do povo, e para luz dos gentios. Para abrir os olhos dos cegos, para tirar da prisão os presos, e do cárcere os que jazem em trevas" (Is 42:6, 7).

Predição da nova aliança

"Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, dando-vos as firmes beneficências de Davi (Is 55:3).

"Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o SENHOR. Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo" (Jr 31:32, 33).

"E farei com eles uma aliança eterna de não me desviar de fazer-lhes o bem; e porei o meu temor nos seus corações, para que nunca se apartem de mim" (Jr 32:40).

Na ceia feita com os discípulos, Cristo faz a predição daquilo que viria a acontecer com Ele, e quando Deus recebesse a oferta voluntária de Cristo, na cruz, seria confirmada uma Nova Aliança.

“Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados” (Mt 26:28)


“Porque onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador” (Hb 9:16).


“E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito” (Jo 19:30).

Fim da segunda parte




A Paz irmãos e saúde não a paz que o mundo oferece, mas sim, a Paz interna que só Cristo em nós pode proporcionar Amém.


Leia texto 1 de 5 http://www.cajhado.blogspot.com.br/2010/12/lei-e-graca.html
Leia texto 3 de 5 http://www.cajhado.blogspot.com.br/2011/01/lei-e-graca_02.html
Leia texto 4 de 5 http://www.cajhado.blogspot.com.br/2011/01/parte-4-de-5-todos-aqueles-pois-que-sao.html
Leia texto 5 de 5 http://www.cajhado.blogspot.com.br/2011/01/lei-e-graca.html

Nenhum comentário: